"Depois de almoço, eu aqui sentado à porta, a ver quem entra e quem sai da venda do judas e a lembrar-me de tantas coisas que mais ninguém no mundo pode saber porque, hoje, sou a única pessoa viva que ainda se lembra de certos momentos que já passaram. Parece que até se deu ao trabalho de contar os seis anos desta cana que seguro sempre na mão direita, que me ajuda a levantar ao sol-pôr, gasta pela palma da minha mão e suja pelo tempo sem fim que me tem acompanhado. Depois, a minha boina. Castanha, comprada na feira de maio há mais de trinta anos, com o forro a descoser-se e com uma nódoa de óleo, aqui ao pé da pala, desde um dia em que estava a olear os amortecedores da carroça, quando ainda tinha carroça. Fiquei intrigado sem saber como é que o filho do Peixoto alguma vez reparou com tanto vagar na minha boina. Mais intrigado fiquei quando a rapariga me contou que até falava da pele da minha cara, engelhada por tanto sol e tanto pó que apanhou; até falava dos meus olhos castanhos iguais aos olhos da minha mãe. Ora isso ela não pode saber."
José Luís Peixoto | O homem que está sentado à porta in Cal (2007)
A Círculo d'Afectos tem como missão proporcionar um ambiente físico, emocional, afectivo e psicológico adequado às diferentes necessidades dos seus utentes (crianças, jovens e seniores), visando o desenvolvimento da sua qualidade de vida e a promoção da sua integração social, pretendendo contribuir para dar uma expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os cidadãos.
* apoiar crianças e jovens, criando creches, jardins de infância e ATL’s;
* apoiar a integração social e comunitária, criando refeitórios/cantinas sociais;
* proteger os cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou capacidade para o trabalho, criando centros de dia e de noite, lar de idosos, apoio domiciliário, ajuda alimentar, equipas de rua para apoiar os sem-abrigo e centros de férias/lazer;
* contribuir para a educação e a
formação profissional dos cidadãos.
Além destes objectivos principais, a Círculo d'Afectos pretende ainda:
* contribuir
para o desenvolvimento das competências sociais, culturais e desportivas das
comunidades em que se insere, criando Escolinhas de Futebol e promovendo outras
actividades de carácter educativo, cultural, social e desportivo que visem a
integração social dos seus utentes e das comunidades em que intervém;
* apoiar os estudantes e jovens adultos deslocados do seu núcleo familiar na satisfação das necessidades relativas à habitação e alimentação, criando residências universitárias.
José Luís Peixoto | O homem que está sentado à porta in Cal (2007)"Não é que seja nenhum segredo, mas custa-me a perceber como é que o filho do Peixoto soube dum pormenor que, mesmo eu, só me lembro muito de vez em quando, nas horas que aqui passo, sentado a segurar esta cana na mão direita e, às vezes, a cismar na pena de ter visto tanta coisa que passou e que nunca mais se voltará a repetir, a cismar na pena das pessoas que conheci, a recordar-me de como foram alegres, de como sofreram e de como desapareceram das suas vidas, das suas casas e, depois, da memória de todos aqueles que foram nascendo e vingando e que, hoje, passam pelas ruas da vila, sem conseguirem sequer imaginar que, antes, havia pessoas que tinham as mesmas arrelias, as mesmas ilusões, e que passavam por essas mesmas ruas."
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.